Gestão de Resíduos de Serviços de Saúde

Os resíduos dos Serviços de Saúde, ou, como é mais comumente conhecido, “lixo hospitalar”, sempre foi um grande problema para os profissionais da saúde devido, principalmente, à falta de informações a seu respeito. O desconhecimento sobre o assunto faz com que, em muitos casos, os resíduos ou sejam ignorados ou recebam um tratamento incorreto. Seguindo rigidamente as normas de tratamento do lixo hospitalar, estabelecidas na CONAMA 358/05 c ANVISA 306/04, a CCI Ambiental utiliza equipamentos de alta tecnologia como autoclaves, incineradores, além de contar com veículos padronizados e equipe técnica de apoio.

RESÍDUOS GRUPO A: Resíduos com a possível presença de agentes biológicos que, por suas características, podem apresentar risco de infecção.

RESÍDUOS GRUPO B: Resíduos contendo substâncias químicas que podem apresentar risco à saúde pública ou ao meio ambiente, tais como medicamentos vencidos.

RESÍDUOS GRUPO E: Materiais perfurocortantes ou escarificantes, tais como lâminas de barbear, agulhas, ampolas de vidro, lâminas de bisturí, tubo capilares e espátulas.